23.10.15

Equipamento: Os principais tipos de câmeras. Post #1.

Sabe aquela câmera maravilhosa que você está namorando na vitrine e têm um preço mais maravilhoso ainda? Lá na placa está escrito: Câmera Semi Profissional MF900 (mf é modelo fictício) e ela custa apenas 900 reais. Com certeza é seu mês de sorte, você precisa muito comprar essa câmera, afinal, uma semi tão barata assim não pode deixar passar. A realidade é que to aqui pra destruir teus devaneios: A maioria dessas Semi Profissionais não são semi's. Chocante, eu sei. Aí agora você pensa: "Estava escrito lá na placa que é, o vendedor também disse, quem é você blogueira para me dizer que não é?!". Primeiramente, quero deixar claro que não estou dizendo que o vendedor tentou te enganar, pode acontecer que ele próprio não saiba. Mas para nunca mais ser enganado sobre isso, escrevi um artigo que prova tudo o que acabei de dizer. Vamos entender um pouco sobre os principais tipos de modelo de câmeras.

Também chamadas de point-and-shoot, essas são as câmeras mais comuns e o nome delas é auto explicativo. Câmeras compactas são aquelas com funções e tamanhos "compactados". São pequenas, leves, baratas e têm poucos botões e recursos. São práticas, para usa-las você não precisa ter domínio algum sobre técnicas fotográficas, basta apontar e clicar (point and shoot). Por um lado isso é legal, para leigos é ótimo, só que se você é como eu que gosta de ter controle do resultado da imagem, isso se tornará uma desvantagem, ao invés de vantagem. Algumas agora até vêm com alguns controles manuais, mas mesmo assim, nada comparado as outras câmeras. Esse equipamento é inferior as outros tipos de câmera, o sensor é bem pequeno. As conclusões são: Para os que querem ter controle do resultado das fotos, essa câmera não é recomendável. Se você é leigo, não sente vontade de aprender sobre fotografia e quer apenas guardar lembranças - viagens, fotos de festas e etc -, ela é mais que suficiente.


É aqui que retorno a introdução do post e vocês choram. Já cansei de ver câmeras desse tipo expostas como semi profissionais, mas elas não são semi's. Também são chamadas de câmeras Bridge, como o nome já deixa claro, são câmeras ponte. São um meio termo entre as profissionais e compactas. Com um sensor um pouco maior, a qualidade de imagem é um pouco melhor do que das compactas, mas ainda não comparáveis aos das profissionais e semi profissionais. Uma coisa bem legal é que a maioria vem com alguns controles manuais e elas têm um zoom óptico maravilhoso. (aprenda um macete sobre zoom aqui). Essas câmeras são super recomendáveis para quem está começando e não têm tanto $$ para investir em uma profissional, porém quer aprender um ponto mais sobre fotografia antes de dar um upgrade. Já li muito por aí de gente falando mal desse tipo de câmera, mas se querem uma opinião pessoal, eu as amo. Tive uma Canon PowerShot S5IS e tirei fotos maravilhosas com ela (exemplo 1, 2, 3, 4 e 5). Aprendi demais sobre técnica, além de também aprender a fazer mais do menos e não ficar dependendo de grandes equipamentos e acessórios. Não me arrependo nem um pouco de te-la comprado, é um ótimo meio passo pra começar.    


Vou tentar explicar da maneira mais resumida possível. Essas câmeras têm o corpo fininho, do tamanho de Compactas, mas podem trocar lentes e têm qualidade comparável a câmeras profissionais. Bacana, não?! Mais ou menos. As lentes delas são específicas para Mirrorless, além de serem bem caras. A pergunta que fica no ar é, se elas são tão boas quanto as profissionais, porque são tão pequenas? A resposta para essa pergunta está no próprio nome "Mirrorless", ou seja, sem espelho. Essas câmeras não tem espelho dentro delas, então não tem viewfinder, que é aquele olho mágico que tem nas câmeras. Veja aqui um pequeno desenho comparativo de como é por dentro das câmeras DSLR's e Mirrorless.



Câmeras DSLR são as que consideramos profissionais. DSLR significa Digital Single Lens Reflex, ou seja, câmera digital de reflexão por uma lente. Isso quer dizer que a imagem que você vê é exatamente a que a sua lente vê. Veja aqui um desenho do esquema de espelhos que permite isso. Antigamente, existiam câmeras de duas lentes, essas eram as TLR, eu já mostrei uma aqui. As DSLR são dividas em três categorias: Entry Level, Cross e Full Frame.

      DSLR: Entry Level ou Semi Profissional   

Todas as DSLR têm controles manuais, troca de lentes e uma qualidade de imagem incrível. O que faz uma câmera ser uma entry level (de entrada), é que elas são mais simples. As semi profissionais têm funções mais simplificadas ou até menos recursos. São menores, mais leves e o sensor delas não são comparáveis ao filme 35mm. Veja aqui um desenho comparando os sensores a uma película de filme. O da semi é o APS-C. Como o sensor dela é menor, a qualidade das fotos também é inferior as outras DSLR's. Câmeras de entrada são mais baratas e simples de serem operadas, por isso são consideradas semi profissionais.


      DSLR: Cross ou Intermediárias   

As Cross são a meio termo das DSLR's, elas são um pouco melhores que as semi's, tem um sensor um pouco maior e mais botões e recursos, mas ainda assim o sensor não é comparado ao 35mm.



      DSLR: Câmeras Full Frame   

Câmeras Full Frame são as que têm o sensor comparável ao 35mm, ou seja, o máximo de qualidade desse tipo de câmera. Elas são chamas de Full Frame justamente por isso. Full Frame quer dizer quadro cheio, o sensor dela completa o quadro da da película de filme. Veja aqui o desenho dos sensores.


Existem câmeras melhores que essas, mas fiz um post com as mais usuais. Espero que o post seja útil, até a próxima, beijos!
Esse artigo foi escrito e postado no dia 23/11/2014.
Foi atualizado e repostado dia 23/11/2015.
O artigo também foi postado no blog Lovely Utopia, ano passado.

32 comentários

  1. Eu tenho uma superzoom (que na vitrine estava exposta como semi, porém, eu tinha conhecimento disso), e até o momento ela é mais do que suficiente para mim. Consigo ótimas fotos, às vezes só me falta a "liberdade" de definir a abertura e tudo mais... mas enfim, tá bom haha


    Escolhas Alternativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você sabia né, eu quase fui engana com isso uns anos atrás. Sorte de ter hábito de pesquisar muito tudo antes de comprar. ;-; Superzoom é amor mas a minha quebrou ): Eu gostava tanto dela! A sua não tem controle manual? D: A minha tinha e tal, fazia muita diferença pra mim ;3

      Excluir
  2. Olá Pamela, obrigada por comentar meu blog, passei aqui pra conhecer o seu e me deparei com um assunto que amo, A minha câmera é uma Nikon D3000 também é muito boa.

    já estou seguindo seu blog ;)
    bjuxxx
    www.casacherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e está seguindo! Fico feliz *-* E vai ter muito mais posts desse estilo, pode deixar! Beijos! Nunca tive uma Nikon, mas uma amiga tem a 3100 e é boa mesmo ;3

      Excluir
  3. Adorei seu post, até ter lido ele ainda seria enganada pelos vendedores.
    Obrigado pelas dicas.

    Bjos

    http://vemfugir.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. meu deus é muito cara, a minha é a samsung wb 100 e eu amo!

    Adorei o post ainda mais pq eu amo fotografia <3

    http://mocadebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sonho com uma 5D, um dia quem sabe terei a minha <3

    http://www.thetrashion.com/

    ResponderExcluir
  6. Que que eu to fazendo nesse post? direitos pff AHEUHUEHUE miga cê sabe que cê arrasa sempre né? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comece a zoeira nos comentários do blog! EUHEUHEUE Linda marvilhosa, esqueceu de deixar o link do meu brogui no final

      Excluir
  7. Adorei seu blog, vou acompanhar! Eu amo fotografia! Tenho uma D3100 e as vezes saio pra brincar de fotografa! haha To querendo comprar a D5300 agora, parece uma ótima câmera para filmar e fotografar^^

    www.thecuteland.com

    ResponderExcluir
  8. Que felicidade ter isso <3 Muito obrigada! Parece mesmo ótima mesmo, dei uma babada de leve quando eu estava procurando que câmera comprar pra mim. Eu gosto da Nikon, pena que as lentes são tããão caras D:

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas de câmera, estou planejando comprar uma e são tantas que estava perdida rsrs.

    http://www.garotadosuburbio.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho essa compacta da Canon, a Sx170. Gosto de fotografia, mas não sei mexer em equipamentos ainda e também não estou com money pra comprar semi no momento.
    Gostei do post, deixou bem claro as diferenças entre uma e outra.
    Tem uma pessoa que tem essa Nikon 7000 e jura de pé junto que é uma profissional, bom saber.

    Beijinhos :*
    www.vidadebloguette.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma dslr, não deixa de ser "profissional". Mas não é super master top eheh

      Excluir
  11. Acho que a pessoa tem que estar sempre muito atenta para a necessidade da câmera, tipo, se é pra viajar, pra algo mais profissional e etc; como você mesmo falou quando tava falando das compactas. Eu particularmente acho que o ideal é ter uma compacta e uma DSLR, principalmente quando se está viajando e pede para alguém tirar uma foto sua. A compacta meio que acaba sendo necessária hahahaha e tem umas compactas agr que dão show de qualidade, fico impressionada.
    Mas como sempre dizem: quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera....
    Beijos e adorei o post.
    http://plants-arefriends.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho problema com compacta, mesmo pra viajar eu iria de Bridge sou DSLR mesmo hahahahaha Mas é bem por aí, você entendeu perfeitamente bem o conceito do post <3 Que bom que gostou *-*

      Excluir
  12. Cara, o meu comentário pode não ter muito a ver com o post, mas QUE BLOG LINDO <3 É a primeira vez que venho aqui e to apaixonada <3

    ResponderExcluir
  13. Sim, seu blog está na barra dos meus favoritos<33, como vou comprar uma câmera daqui uns dias sempre é bom tem um blog tão fofo assim para ajudar nesse mundo da fotografia. Vou comprar pra mim uma DSLR, acho que uma semi profissional é ótima para que está começando. Parabéns pelo post!<33
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  14. Nooosa, mas esse post esclareceu demais!
    Pretendo comprar uma semi em breve, quero algo que eu consiga usar e que tenha uma certa qualidade!
    Agora já sei quais procurar, muiiito obrigadaa!!!

    Beijos!!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  15. adorei a forma como você explicou... Tenho uma "superzoom" nikon l830 acho ela maravilhosa e as imagens são otimas! mas não vejo a hora de trocar por uma dslr ♥


    www.acaixadepandora.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, pelo post!
    Muito bom e super bem explicado. Além de usar uma linguagem de fácil compreensão.
    A minha DSLR já é tão velhinha que logo posso vender pro museu kkkk. Mas suei tanto por ela que mesmo estando meio esquecida na estante eu não consigo me desfazer <3

    beijos
    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou fácil de entender, a ideia é qualquer um conseguir, até os que não sabem absolutamente nada. SUPER ENTENDO ESSE APEGO COM A PRIMEIRA CÂMERA KKKKK

      Excluir
  17. Oi, Pamela!
    Primeiro de tudo, parabéns pelo Post e pelo blog, está tudo lindo aqui! Rs
    Adorei entender um pouco mais sobre as câmeras, mas sou realmente leiga nesse assunto, tem alguma que você, particularmente, indique pra quem quer trabalhar com blog (look do dia, fotos de produto) e YouTube?

    Um beijão e muito sucesso!
    MF Beauté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As superzooms e as DSLR's de entrada. Se tiver com muuuita grana sobrando, uma DSLR Cross. Se pra look do dia você faz questão de fundo desfocado, superzooom não rola, só DSLR - e vai ter que comprar lente a mais -. Aí no post tem alguns modelos pra você pesquisar e investir no que achar adequado. <3

      Excluir
  18. Gostei de saber as diferenças entre as câmeras! Ai cada vez mais quero uma camera pra chamar de minha <3
    bjs
    radior7.blogspot.com

    ResponderExcluir

© The Meaning of Soul - Pamela Wille Fotografia
Maira Gall